Parceiros

ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

A Escola de Medicina da Universidade do Minho constitui um dos principais parceiros do NEMUM, desde a sua data de criação. Enquanto entidade responsável pela formação exigente dos seus alunos, a EM-UM reconhece o importante papel que o Núcleo tem para os seus estudantes no campo curricular e extracurricular, ajudando na missão da criação de médicos mais humanos.

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.O IPDJ tem sido um apoio fundamental para a execução orçamental do NEMUM, constituindo a principal fonte de apoio monetário para o Núcleo, após candidatura ao Plano de Apoio Juvenil (PAJ), na qual versam as atividades do Plano de Atividades e que muito dependem desta parceria fundamental com o IPDJ.

Ordem dos Médicos

ORDEM DOS MÉDICOS

A Ordem dos Médicos foi fundada em 1898, com o nome Associação dos Médicos Portugueses, e é a entidade que regula a prática médica em Portugal. A relação da Direção do NEMUM com a Ordem dos Médicos estabelece-se através da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) e da Secção Distrital de Braga. O protocolo de cooperação com a mesma permite obter da sua parte apoio científico para os congressos que o NEMUM organiza, assim como apoio no planeamento, divulgação e patrocínio das despesas dos convidados de algumas das nossas atividades.

Alumni Medicina

ALUMNI MEDICINA

A Alumni Medicina, Associação de Antigos Alunos de Medicina da Universidade do Minho, é encarada como um prolongamento do NEMUM e da sua identidade. Revela-se essencial na discussão ativa das diferentes ações do Núcleo, assumindo-se, muitas vezes, como promotor e agente facilitador da nossa atuação.

Hospital de Braga

HOSPITAL DE BRAGA

O Hospital de Braga pretende assumir-se como um hospital de referência para todo o SNS, sendo um dos seus pilares a satisfação dos utentes, dos colaboradores e de toda a comunidade envolvente. Contamos com o apoio fulcral em algumas das atividades desenvolvidas ao longo dos mandatos do NEMUM, como o “Hospital dos Bonequinhos”, “Corrida Vital” e alguns dias temáticos, não só a nível logístico e humano, mas também ao nível da divulgação e promoção das referidas atividades perante a comunidade bracarense e comunicação social.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA

A ANEM é o nosso principal parceiro no que respeita não só à representação dos estudantes de Medicina a nível nacional e internacional, mas também à organização de atividades conjuntas no panorama nacional.
A participação da Direção do NEMUM nesta federação faz-se a diversos níveis, tais como o Senado, que reúne os Presidentes das Associações/Núcleos de Estudantes de Medicina locais, onde se planeia o futuro dessa federação e os diversos Grupos de Trabalho (Formação, Direitos Humanos e Ética Médica, Educação Médica, Intercâmbios, Saúde Pública e Saúde Sexual e Reprodutiva).

TUNA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (TMUM)

TUNA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (TMUM)

A colaboração entre a TMUM e o NEMUM já é histórica, nomeadamente pela participação e animação em eventos organizados pelo NEMUM. A pesquisa ativa de mais pontos comuns às duas instituições poderá permitir uma maior ligação mutuamente benéfica.

AAUM

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DO MINHO

A AAUM é uma forte parceira no que diz respeito à comunicação e divulgação das atividades do NEMUM e um apoio financeiro vital através do Plano de Apoio a Núcleos e Secções da Universidade do Minho (PANSUM). Adicionalmente, o NEMUM colabora anualmente com esta associação na organização da “Gata na Saúde”, durante as “Monumentais Festas do Enterro da Gata” e durante a “Receção ao Caloiro”. A AAUM revela-se, ainda, como o meio para que o NEMUM se desenvolva enquanto representante oficial dos estudantes de Medicina perante a Universidade do Minho.

CAMARA MUNICIPAL DE BRAGA

CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA

A Direção do NEMUM pretende, ao longo do presente mandato, estabelecer uma estreita relação de proximidade com a CMB, de modo a que a nossa ação junto da comunidade seja o mais profícua possível. Como estudantes de Medicina, cremos que a nossa ação deve ser baseada na promoção da saúde e prevenção da doença na sociedade. Assim, sobretudo na componente humanitária e de ação comunitária, mas também no âmbito cultural e recreativo, consideramos muito pertinente o estabelecimento de uma parceria, motivo pelo qual faremos todos os esforços para que o mesmo seja possível. Garantiremos a manutenção da representação do NEMUM no Conselho Municipal da Juventude, tendo como objetivo a melhoria da participação e envolvimento neste órgão.

ALMEDINA

ALMEDINA

É no ano de 1955 que Joaquim Machado abre, em Coimbra, frente ao famoso Arco de Almedina, uma pequena livraria a que dá o nome de Almedina. A proximidade ao meio universitário e a carência de edição de manuais académicos cedo colocou a Almedina no negócio editorial. O objetivo da parceria com a Livraria Almedina é disponibilizar os livros médicos a preços mais acessíveis (entre 10% e 15% de desconto sobre o preço de venda ao público), facilitando assim a aquisição dos mesmos por parte dos estudantes. Desta forma, será possível disponibilizar aos estudantes da EM-UM livros médicos de forma rápida e cómoda, diretamente na sede do NEMUM, evitando deslocações por parte dos estudantes apenas com este propósito.

BACELAR

BACELAR

De forma a possibilitar aos estudantes o material médico de que necessitam para a sua atividade clínica, pretende-se manter parcerias com empresas de comércio deste tipo de equipamento, nomeadamente com a Bacelar. Através do protocolo estabelecido no passado, conseguimos que nos forneçam os materiais pretendidos atempadamente e aos preços mais acessíveis para os estudantes.

OPERAÇÃO NARIZ VERMELHO, IPSS

OPERAÇÃO NARIZ VERMELHO, IPSS

A Direção do NEMUM apresenta, desde 2012, um protocolo com a ONV. A ONV compromete-se a divulgar a imagem do NEMUM quer nos seus suportes de comunicação, quer nas diferentes ações que desenvolvem, bem como a criação de um link na página da mesma para o site do NEMUM. Em contrapartida, o NEMUM compromete-se a divulgar a ONV através de um link no seu site e através dos seus meios de comunicação. Assume ainda a responsabilidade e disponibilidade para organizar ações de angariação de fundos que revertem para a instituição, como por exemplo, o “Dia do Nariz Vermelho”.