Tens tido dificuldade em adormecer, andas cansado e mesmo assim não consegues ter um sono regenerador? Então aproveita estas dicas para poderes descansar como precisas para usufruir melhor do teu dia!
Cada uma das dicas é cientificamente comprovada e podes ler em baixo as evidências em que se baseiam.

1. TER UM HORÁRIO DE SONO REGULAR
Como o trabalho desenvolvido e premiado com o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia de 2017 comprovou, adormecer e acordar à mesma hora todos os dias leva a um reforço do ciclo circadiano e da qualidade de sono.

2. LIMITAR A CAFEÍNA ANTES DE IR DORMIR
Metade da cafeína em circulação no organismo demora cerca de 6 horas a ser eliminada e funciona por inibir temporariamente os recetores de adenosina, que é responsável pela indução no sono no Sistema Nervoso Central.

3. EVITAR A EXPOSIÇÃO À LUZ AZUL ANTES DE IR DORMIR
A luz azul que irradia pelos ecrãs dos aparelhos eletrónicos suprime a produção de melatonina, uma hormona importante para a regulação dos ciclos de sono.

4. INCLUIR ATIVIDADE FÍSICA NA ROTINA DIÁRIA
Quanto mais regular o exercício físico, maiores os benefícios para o sono. Porém, ao aumentar o metabolismo, a temperatura corporal e os níveis de cortisol, o exercício físico pode afetar a qualidade de sono caso seja praticado próximo da hora de dormir. Assim, é importante terminar o exercício vigoroso a moderado pelo menos 3 horas antes de deitar.

5. ELIMINAR FATORES DESTABILIZADORES NO QUARTO
O ruído perturba o ciclo de sono, especialmente durante a fase de sono leve (não-REM) no qual passamos metade da noite. Por outro lado, cores vibrantes estimulam as células ganglionares da retina não sendo benéficas na decoração dos quartos, ao contrário da cor branca que pode ter um efeito relaxante.

6. SABER QUANDO CONSULTAR O MÉDICO
Se estas dicas não resultarem e se as alterações do sono afetam significativamente o teu quotidiano, poderá ser importante consultares o teu médico!

O NEMUM ACONSELHA-te a um estilo de vida mais saudável!