O NEMUM tem o prazer de anunciar a a abertura de inscrições para todos os estudantes de anos CLÍNICOS, a realizar residências hospitalares no Inverno, para a vacinação contra a gripe de forma GRATUITA na EM-UM.

Segundo a DGS, em recomendação acerca da vacinação contra a gripe, “os profissionais de saúde têm maior probabilidade de contrair a infeção e de a transmitir aos seus familiares e, também, aos doentes a seu cuidado”. São “um dos grupos alvo prioritários para a vacinação e com acesso gratuito à vacina”. Ainda podemos ler que “a vacinação dos profissionais de saúde é um direito e um dever!”. Concordando com este mote, consideramos que o estudante de medicina que frequenta os anos clínicos, apesar de não ser um profissional de saúde no real sentido da palavra uma vez que ainda não está formado nem acreditado para o exercício da profissão, contacta diariamente com as unidades hospitalares, tal como os profissionais de saúde, que são considerados de risco.

Assim sendo, o NEMUM criou esta atividade, com o apoio da EM-UM, Gabinete de Higiene e Segurança da UM e Farmácia Pimentel, com o objetivo de dar a oportunidade aos estudantes da EM-UM de se vacinarem contra a gripe de forma gratuita se assim o desejarem, da mesma forma que os IACs, internos de formação específica, especialistas e todos os restantes profissionais de saúde são vacinados.

Neste momento, estamos a recolher os vossos dados e mais tarde receberás informações em relação ao LOCAL E DATA. Por agora podemos-te dizer que vais poder escolher entre a realização da vacinação na EM-UM ou na farmácia Pimentel:

EM-UM: Meses de novembro e dezembro. Horário e dia pré-definido que NÃO estará sujeito a alterações.

Farmácia Pimentel: Horário à tua escolha. Data limite de vacinação até 18 de dezembro.

A inscrição terá de ser acompanhada pelo pagamento de uma CAUÇÃO DE 3 EUROS até ao dia 10 de novembro!

Para facilitar o pagamento, dada a inflexibilidade dos vossos horários hospitalares, têm os seguintes meios:

Dinheiro em MOEDAS, no horário de atendimento na sede do NEMUM OU

Dinheiro em MOEDAS por entrega em mão à colega Rita Vale Lima (4ºano), que se encontra a fazer residência em Viana do Castelo, ou à colega Verónica Eckardt (6ºano) que se encontrará regularmente durante a semana e no sábado na EM-UM, até dia 10 de Novembro.

A caução será devolvida após a vacinação de TODOS os estudantes inscritos através do mesmo meio de pagamento.

 

Para mais informações sobre a vacina da gripe, consulta a norma aqui.

Inscreve-te no aqui até o dia 9 de Novembro!

 

Obrigada pela tua participação!